Clínica Veterinária Caldas

Especialidades

Veja as especialidades que oferecemos aos nossos clientes, em nossa clínica ou com nossos parceiros.

Alimentação

Uma boa alimentação é essencial para uma boa saúde.

Vermifugação

A vermifugação correta ede seu animal de estimação é essencial para saúde de dele e de sua família.

Vacinação

Vacinação anual

Saiba qual imunização é indicada para seu melhor amigo..

Insuficiência Renal

Qual é o significado do termo Insuficiência Renal?
O termo Insuficiência Renal sugere que os rins pararam de funcionar e, conseqüentemente, não está produzindo urina. Entretanto, pela definição, a Insuficiência Renal é a inabilidade dos rins em remover os produtos nitrogenados do sangue. Esta definição pode ocasionalmente criar a confusão porque algumas igualarão a Insuficiência Renal com a falha na poduçào de urina. A Insuficiência Renal não é a inabilidade produzir urina.
Ironicamente, a maioria de cães na Insuficiência Renal estão produzindo realmente quantidades grandes de urina, mas as substâncias que tem que ser eliminadas do corpo não estão sendo eliminadas eficazmente.
A causa típico da falha crônica do rim é o envelhecimento do animal. A idade do início é relacionada ao tamanho do cão. Para a maioria de cães pequenos, os sinais adiantados ocorrem em aproximadamente 10-14 anos de idade. Entretanto, os cães grandes têm uma extensão mais curta da idade e podem apresentar sintomas de Insuficiência Renal assim que 7 anos de idade. Em algumas raças há uma predisposição genética à Insuficiência Renal .
Que mudanças são prováveis ocorrer em meu cão?
Os rins não são nada mais do que filtros. O passar dos anos faz com que o processo do filtração se torne ineficiente e ineficaz, o fluxo do sangue aosrins está aumentado em uma tentativa de aumentar a filtração. Isto resulta na produção de mais urina. Para manter-se hidratado, o cão aumenta seu consumo água. Assim, os sinais clínicos adiantados da Insuficiência Renal são consumo aumentado da água e produção aumentada de urina. Os sinais clínicos de uma falha mais avançada do kidney incluem a perda do apetite, depressão, vomito, diarréia, e respiração muito má. Ocasionalmente, úlceras serão encontrados na boca. Quando a Insuficiência Renal é acompanhada por estes sinais clínicos, está ocorrendo uremia. Como a Insuficiência Renal é diagnosticada? O diagnóstico da Insuficiência Renal é feito determinando o nível de duas substâncias no sangue: uréia e creatinina. O urinálise também é importante para terminar o estudo da Insuficiência Renal. Embora os níveis de uréia e do creatinina refletam a Insuficiência Renal, não a predizem. Um cão com função diminuida do rim pode ter testes de sangue normais. Com tratamento apropriado muitos cães viverão por diversos mais meses ou anos. O tratamento ocorre em duas fases. A primeira fase é "reiniciar" os rins. As quantidades grandes de soroterapia são dadas para de tentar "religar" os rins.
Este processo, chamado diurese, ajuda estimular o rim para funcionar outra vez. A terapia fluida inclui a recolocação de vários eletrólitos, especial potásio. Outros aspectos importantes do tratamento inicial incluem a nutrição apropriada e as drogas ao controle do vomito e da diarréia. Há três resultados possíveis da primeira fase do tratamento: os rins recomeçarão funcionar e continuarão a funcionar por algumas semanas a alguns anos. Os rins recomeçarão funcionar durante o tratamento mas falharão outra vez assim que o tratamento parar. A função do rim não retornará. Infelizmente, não há nenhum teste de confiança que predirá o resultado.
A segunda fase do tratamento é manter os rins funcionando por muito tempo quanto possível. Isto é realizado com um ou o mais do seguinte, dependendo da situação: uma dieta baixa da proteína. Isto ajuda manter os testes de sangue perto do normal , o que faz geralmente o cão se sentir melhor. Também, uma vez que a Insuficiência Renal é avançada, uma dieta diminuída da proteína diminuirá o trabalho dos rins.
Nós podemos recomendar os alimentos comercialmente preparados que têm a quantidade e a qualidade da proteína necessitadas por esses animais. Fósforo é removido do corpo filtrando através dos rns. Uma vez que o processo do filtração é danificado, fósforo começa a acumular no sangue. Isto contribui também à letargia e ao apetite pobre. Determinadas drogas ligarão fósforo adicionais no intervalo intestinal assim que não são absorvidas, tendo por resultado uns níveis mais baixos do sangue do fósforo. Também pode ser preciso uma droga para estimular a medula óssea para produzir células de sangue novas. Os rins produzem o erytropoietina, um hormônio que estimula a medula óssea a produzir novas células vermelhas do sangue . Conseqüentemente, muitos cães na Insuficiência Renal têm uma contagem baixa de céluls vermelha do sangue, ou anemia. O prognóstico é completamente variável dependendo da resposta ao estágio inicial do tratamento, sua abilidade de executar o cuidado da continuação e o voluntariedade do seu cão comer a dieta especial. O tratamento pode ser eficaz. Muitos cães terão uma qualidade de vida boa por meses ou mesmo anos